Tecnologia no campo evita desperdícios de alimentos e aumenta produtividade dos ruminantes

Uma mistura ineficiente e não homogênea de ingredientes - grãos, silagem, subprodutos e a sobra de ração no cocho - podem resultar em significativas perdas econômicas ao produtor. Como a redução da produção de leite, prejuízo na engorda do gado de corte e até causar anorexia em ovinos e caprinos.

O sistema de confinamento é um dos mais utilizados pelos produtores. Com o objetivo de auxiliar estes pecuaristas, diversas empresas buscam novas tecnologias para evitar desperdícios de alimentos e fazer com que o gado seja mais produtivo e rentável. A Casale, com mais de cinco décadas de experiência, desenvolve tecnologias de vagões misturadores para garantir ao animal o consumo da porção adequada de cada ingrediente, com os nutrientes necessários para a dieta de uma forma homogênea. O manejo nutricional é a etapa mais importante, de maior investimento no confinamento de bovinos e a que pode maximizar o desempenho da genética dos animais e prevenir reações adversas causadas pela mistura de má qualidade.

As principais funções destes equipamentos são: minimizar as sobras nos cochos e selecionar os ingredientes mais palatáveis – um dos maiores causadores de acidose ruminal, doença metabólica aguda que causa acidez excessiva do sangue e fluidos corporais. Neste quesito, a inovação tecnológica facilita e profissionaliza o manejo ao pecuarista, que passa a ter maior controle do rebanho e redução da mão de obra, além de evitar desordens metabólicas ocasionadas pela ingestão da quantidade inadequada do alimento.

Na nutrição animal, a forragem tem a função nutritivana engorda do gado, caprinos e ovinos, e aumenta a produção de leite em períodos de lactação, mas seu excesso pode ser tão prejudicial quanto a sua ausência. Os vagões misturadores mantém o controle e equilíbrio do consumo, garantindo uma alimentação de precisão.

Outro fator importante para o desempenho dos animais é o tamanho das fibras da ração, porque interferem na funcionalidade do rúmen. As longas ajudam na formação do tapete ruminal, que retém pequenos ingredientes no tempo necessário para a fermentação que estimula a remastigação.

Vertimix

A Casale tem investido em inovação e tecnologia há mais 50 anos. Preocupada com o desenvolvimento da pecuária brasileira, desenvolveu a misturadora de ração total Vertimix, projetada para grandes e pequenos lotes de animais em confinamento, sejam criadores de gado de leite, gado de corte ou até mesmo caprinos e ovinos.

Vertimix – Misturadora

Entre os benefícios estão o fornecimento de uma alimentação balanceada, trabalhando com rolos grandes de feno, fibra longa e palma. Ou seja, qualquer tipo de volumoso é picado e misturado de forma simples e eficiente por mais duro que seja, tendo como resultado uma mistura homogênea, sem compactação e com desperdício reduzido.

A evolução tecnológica em equipamentos agrícolas tem contribuído de forma significativa para o crescimento da pecuária brasileira, resultando em eficácia e agilidade, além de aumentarema produção e a rentabilidade.

O Brasil tem um grande potencial na área de produção de alimentos de origem vegetal e animal. “A oportunidade está aqui, mas para que alcancemos total êxito, precisamos ter planejamento e produtos de alta tecnologia para suprir as demandas do mercado que precisam tecnificar e mecanizar a produção, buscando redução de custos e aumento de produtividade”, explica o diretor da empresa, Celso Casale.

Sobre a Casale

Fundada há 50 anos, a Casale comemorou bodas de ouro em 2014. Localizada às margens da Rodovia Washington Luís, em São Carlos (SP), é considerada uma das empresas mais inovadoras do setor de máquinas agrícolas e se dedica a produção de equipamentos de alta tecnologia para atender as demandas do setor de pecuária intensiva de carne e de leite.

É reconhecida pela sua tecnologia, qualidade superior e compromisso com o produtor. Fatores que conquistaram a confiança de seu público. A cada ano, agregam-se novas tecnologias com o objetivo de contribuir para o aumento de produtividade na pecuária. A empresa investe permanentemente em desenvolvimento de novos produtos, no serviço de pós-vendas e na modernização de seu parque industrial.

Visite o site www.casale.com.br e conheça as novidades e soluções para sua fazenda.

LN Comunicação
Lucia Nunes – diretora e jornalista

Cinthya Ramos / Bruna Marques– auxiliares de comunicação
luciacomunicacao@uol.com.br

Mais Lidas

IMAGE
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal...
IMAGE
O CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo...
IMAGE
A EDG Equipamentos e Controles está realizando hoje e...
IMAGE
Terceirização não barateia custo, mas busca...

Apoio: