Revisão de políticas e marco regulatório para petróleo e gás

Prezados(as) senhores(as),

Segue para conhecimento artigo de minha autoria publicado na Folha de S. Paulo de 15 de Setembro, analisando os prováveis impactos da revisão do plano de negócios da Petrobras e propostas de políticas para revitalização do setor de Petróleo e Gás no país.

Conforme amplamente divulgado, a revisão do plano de negócios da estatal reduz em US$ 76,5 bilhões ou 37% seus investimentos até 2019. Estima-se que, como consequência, deixarão de ser criados, no período, 349 mil empregos diretos e o PIB crescerá 0,45% menos a cada ano.

Trata-se de perspectiva bastante aquém do potencial do setor, e, consequentemente, uma perda de oportunidade para retomada do crescimento industrial e econômico do país. Diante disso, o artigo também menciona linhas gerais de uma proposta de políticas para revitalização do setor de Petróleo e Gás. Esse plano baseia-se em dois pilares interdependentes: atração de investimentos; e avanço da curva de produção de petróleo e gás, incluindo o desenvolvimento da cadeia de suprimentos do setor e a inovação.

Acreditamos que essas mudanças são essenciais para a reversão do cenário negativo que o setor enfrenta atualmente.


Boa leitura!

CLIQUE AQUI Para acessar o artigo publicado na Folha de São Paulo "Revisão de políticas e marco regulatório para petróleo e gás"

Saudações,

José Ricardo Roriz Coelho
Vice Presidente da FIESP
Diretor Titular do Departamento de Competitividade e Tecnologia da FIESP

Mais Lidas

IMAGE
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal...
IMAGE
A EDG Equipamentos e Controles está realizando hoje e...
IMAGE
Prezado leitor, Veja os destaques: Economia Brasileira FOCUS: Queda...

Apoio: